noticias rhi

Os perfis comportamentais e o autoconhecimento

O sucesso profissional e pessoal não acontece por acaso e está intimamente relacionado ao autoconhecimento.

Essa competência comportamental vem sendo reconhecida como um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho e também como um fator determinante para questões que envolvem o aprendizado e a construção de relacionamentos produtivos. De fato, o autoconhecimento deve servir de base para a elaboração de um bom plano de carreira e para a definição de metas e projetos particulares.

Por isso, é importante desenvolver essa competência, incluindo aspectos complementares, como inteligência emocional e habilidades interpessoais. Através do autoconhecimento é possível enxergar com clareza os próprios talentos e potenciais, bem como as limitações, restrições, características, motivações e o modelo mental. Todas essas informações colaboram para um melhor entendimento das ambições de cada indivíduo, possibilitando a tomada de decisões mais inteligentes.

Ou seja, conhecer o seu padrão comportamental e saber identificar o dos outros é fundamental para traçar estratégias efetivas, capazes de produzir relações duradouras e positivas.

A importância dos perfis de comportamento para o autoconhecimento

Os perfis comportamentais permitem a percepção da dominância cerebral de cada pessoa e como essas preferências determinam comportamentos e valores. Os perfis demonstram peculiaridades e aptidões específicas relacionadas a elementos como capacidade de comunicação, de planejamento, de execução e de análise. Por meio dessa leitura, é mais fácil compreender as fortalezas e fraquezas, que maximizam ou limitam os resultados alcançados, e assim é possível elaborar um plano de desenvolvimento individual para aprimorar alguns comportamentos e passar a atuar em um outro nível de qualidade, com mais maturidade e confiança.

Portanto, os perfis comportamentais devem ser encarados como grandes aliados no processo de autoconhecimento, oferecendo uma série de opções, que avaliam desde estilos de liderança até os níveis de autoestima e energia interna. Por isso, podem ser utilizados para otimizar a própria performance, conquistar novos conhecimentos e buscar mais equilíbrio.

Os benefícios do autoconhecimento na carreira

O processo de autoconhecimento também pode ser acelerado através do coaching, uma prática bastante recomendada aos profissionais no momento de entrada no mercado de trabalho, na busca por uma recolocação ou novos desafios, e também para os que estão em transição de carreira. Nesse sentido, o autoconhecimento favorece a definição de objetivos claros e também as etapas a serem cumpridas para atingi-los. Essa dinâmica é muito interessante e traz inúmeros benefícios a quem se propõe a um constante aprendizado.

Aliás, o autoconhecimento e os perfis de comportamento ajudam bastante em aspectos relacionados à vocação, escolha da profissão e aos cursos de capacitação, pois permitem visualizar um alinhamento entre perfil e carreira. O que também é muito importante para os profissionais que pretendem explorar novas oportunidades de mercado através de mudanças de área de atuação ou, ainda, desenvolver o empreendedorismo e investir no próprio negócio.

Os testes para identificação de perfis comportamentais

Tempos atrás, os testes de perfis comportamentais ficavam restritos aos setores de RH, mais especificamente às equipes de recrutamento e seleção, para identificar potenciais candidatos durante os processos seletivos. Depois, passaram a ser utilizados também para confirmar os talentos internos e elaborar o plano de sucessão das empresas. Porém, atualmente, esse recurso já está disponível a todos exatamente para facilitar essa autoavaliação e, consequentemente, colaborar com o aperfeiçoando e desenvolvimento dos indivíduos.

Um dos testes para identificação de perfis comportamentais está disponível no site Como Sou e pode ser muito útil aos recrutadores e aos profissionais que buscam o autoconhecimento.

E você já fez algum teste para identificação do seu perfil comportamental? Está investindo no autoconhecimento? Compartilhe conosco suas dicas e impressões sobre esse assunto!

Fonte:solides.com.br

Contato

  • (48) 3241-5229
  • (48) 99186-0339
  • contato@rhiconsultoria.com.br

Localização

  • Av. Marechal Castelo Branco, 65
  • Sala 301 Bloco B – Campinas – São José/SC
  • CEP: 88101-020